quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

A questão das acessibilidades


A questão das Acessibilidades e Mobilidade já não se circunscreve à adaptabilidade dos espaços e edifícios públicos a pessoas de reduzida mobilidade. Pretende-se "fazer chegar" os serviços, informações e documentação a todos, seja qual for o contragimento ou barreira impeditiva. É nesta óptica que surgiu a ideia de criar o site da Freguesia de Vila Real de Santo António. Procuramos, essencialmente, criar um site acessível a todos; aos utilizadores assíduos e aos menos habituados a navegar na internet. Assim, o site é composto por quatro áreas específicas de interesse, cada uma delas associada a uma cor, de modo a que o utilizador saiba sempre onde está cada funcionalidade e como poderá dirigir-se para determinada área, serviço ou aplicação. Cada página está desenhada de modo a que as aplicações, funcionalidades e destaques estejam bem visíveis e em sectores diferenciados (ver imagem).
Assim, as quatro áreas de aplicação, serviços e informação são:
Junta Interactiva - Procura-se que cada utilizador do site possa interagir e partilhar ideias, opiniões e informação a partir do Forúm e da aplicação Skype. Entre diversos conteúdos a área interactiva vai ter vídeos, fotografias, recepção de reclamações, sugestões, publicação de comunicações, posters, cartazes das actividades, etc.
Serviços on-line - Pretende-se que conheça a constituição das equipas da secretaria, unidade móvel, animação sócio-cultural e gabinete de Psicologia. Assim como, optimizar os serviços através da recepção de currículum vitae em formato digital, acesso/download de documentação (informação sobre atestados, licenças, etc) e minutas de cartas e ofícios.
A Cidade - A nossa intenção é criar foto-roteiros a partir da recepção de fotografias de qualquer utilizador do site que deseje publicar uma fotografia da cidade - edifícios, pessoas, eventos, paísagens e/ou monumentos. De entre estas fotos, serão seleccionada a "Foto do Mês" que terá lugar de destaque no site. O site tem uma área de recepção e publicação de textos - poesia ou prosa - de residentes ou visitantes da cidade, sendo eleito o "Texto do Mês", esta aplicação terá a designação Palavras que vos deixo... A área A Cidade promove a fruição cultural, possibilitando um espaço de exposição e partilha de textos, vídeos, fotos ou desenhos de qualquer utilizador do site.
A Equipa - Procura-se, nesta área, reduzir distâncias e minimizar formalidades. Trabalhamos para a população, com todos e para todos, daí não fazer sentido, que a população não conheça a pessoa por detrás do nome de cada um dos elementos do executivo da Freguesia de Vila Real de Santo António. Pretende-se que a partilha e cooperação sejam próximas e efectivas.Que o utilizador do site, conheça os nossos gostos, ideias e ambições para a cidade. Nesta área, pode inscrever-se na Bolsa de Voluntariado ou nas equipas de trabalho, seja qual for a filiação partidária e/ou idade. Poderá, também, conhecer as equipas de trabalho, os seus elementos, as suas ideias, iniciativas desenvolvidas e projectos futuros, os objectivos traçados e os eventos programados.

Sem comentários: