quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Simulador Anti-sismo


O Ministro da Administração Interna marcou presença no evento

O resultado de uma investigação que mobilizou uma rede de cooperação entre Universidade do Algarve, Laboratório Nacional de Engenharia Civil e Instituto Superior Técnico, foi apresentado às autoridades competentes que, no exercício das suas funções, serão os primeiros intérpretes das informações emanadas pelo Simulador Sísmico.
O Simulador Sísmico é um instrumento de prevenção contra diferentes cenários de abalo sísmico. A informação recolhida, junto das entidades supramencionadas, permitiu desenhar cenários sísmicos, alterando as escalas de intensidade sísmica, áreas populacionais ou épocas do ano. No fundo, ao simular um sismo na costa algarvia, o simulador perspectiva os efeitos do mesmo em infra-estruturas como: estradas, caminhos-de-ferro, pontes, portos, barragens, etc.
O Simulador Sísmico procura, sobretudo, minimizar os efeitos nefastos de um tremor de terra e preservar vidas ao equipar as diferentes equipas de Bombeiros, Protecção Civil e Forças Polícias com um instrumento que visa melhorar o tempo e a qualidade de resposta às catástrofes com esta tipologia.


Sem comentários: