domingo, 31 de janeiro de 2010

Final do IV Concurso de Fado Amador de VRSA


No dia 6 de Fevereiro às 21:30 irá decorrer a grande final do IV Concurso de Fado Amador de VRSA. Depois das eliminatórias de VRSA, Monte Gordo e Vila Nova de Cacela, será novamente no Centro Cultural António Aleixo que iremos conhecer os novos vencedores do concurso.
O concurso está dividido em dois escalões: 1º escalão – dos 8 aos 25 anos e 2º escalão – a partir dos 26. As finais serão certamente muito disputadas uma vez que há muita qualidade nos finalistas. A final será abrilhantada por uma das mais recentes revelações do fado, Raquel Tavares.
A Freguesia de VRSA também estará presente, uma vez que o Presidente faz parte do Júri que irá decidir os vencedores do concurso deste ano.

8º Torneio Internacional de Futsal de VRSA


A Freguesia de VRSA foi um dos patrocinadores do 8º Torneio Internacional de Futsal de VRSA que se disputou este fim-de-semana no Pavilhão Municipal.
O torneio contou com as presenças da equipa anfitriã, Desportivo Clube Sapalense, o Sporting Clube de Portugal, o Instituto D. João V e a equipa espanhola do Reale Cartagena.
No Sábado decorreram as meias-finais do torneio, tendo ficado apurados para a final o Sporting e o Reale Cartagena. No Domingo realizaram-se os jogos para apurar o 3º lugar (O Instituto D. João V bateu o Sapalense) e a final entre o Sporting e o Reale Cartagena. A partida foi extremamente emotiva e acabou mesmo por ser decidida no prolongamento, cabendo a vitória aos portugueses por 5-4.
O torneio teve mais uma vez bastante afluência e o Executivo da Freguesia de VRSA congratula-se por ter colaborado para o sucesso desta iniciativa.

Horário de atendimento do Presidente da Freguesia de VRSA


Terça-Feira: 18:00 – 19:30
Quinta-Feira 18:00 – 19:30


Este é o horário em que o Presidente da Freguesia atende qualquer cidadão de VRSA sempre que para isso seja solicitado.
Para uma melhor e mais eficaz planificação dos atendimentos é preferível agendar o seu atendimento na Secretaria antecipadamente.
Na indisponibilidade do Presidente serão atendidos por outro elemento do Executivo da Freguesia de VRSA.
Nunca deixaremos de ouvir quem quer falar connosco!

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Alteração do horário de serviço da Equipa Técnica Exterior


O Executivo da Freguesia de Vila Real de Santo António, na sequência de uma política de valorização dos seus serviços, decidiu unanimemente alterar o horário de serviço da nossa Equipa Técnica Exterior.
A partir do dia 1 de Janeiro de 2010, esta equipa passou a ter o seguinte horário: 8:00 – 12:00 e 13:00 – 16:00. Com esta alteração acabou-se com o horário contínuo (8:00 – 14:00) e passámos a ter maior disponibilidade para acudir aos serviços que nos são solicitados no período da tarde.
Relembramos que esta equipa para além de proceder à limpeza da Praia da Freguesia de VRSA (vai do Pontão Grande até à Praia do Coelho) tem também a seu cargo a manutenção das escolas do pré-escolar e do 1º ciclo, entre outras obrigações.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Bailes de Carnaval 2010


A Freguesia de Vila Real de Santo António, em parceria com a ADB (Associação do Desenvolvimento da Baixa de VRSA) e com o apoio da Autarquia, irá organizar nos dias 13, 14 e 15 de Fevereiro, Bailes de Carnaval que irão decorrer no Centro Cultural António Aleixo.
Nos dias 13 e 15 teremos os famosos bailes nocturnos, onde pretenderemos recriar dentro do possível os tradicionais bailes de Carnaval da nossa terra e proporcionar a quem comparecer uma noite de muita animação, boa disposição e alegria.
No dia 14 (Domingo) e logo após o corso Carnavalesco de VRSA, irá decorrer uma matiné onde os mais pequeninos poderão participar num Concurso de Máscaras Infantil.
Os Bailes de Carnaval 2010 enquadram-se no projecto dos Grupos de Trabalho apresentado pelo Executivo da Freguesia de VRSA, que visa não só desenvolver uma série de actividades nas mais variadas áreas, como também mobilizar pessoas que queiram participar e sentir-se úteis ao serviço da nossa terra. Outro aspecto inerente a este projecto é a criação de parcerias com as forças vivas da nossa Freguesia. Para este Executivo, o trabalho em equipa é fundamental para podermos não só dinamizar actividades que vão ao encontro dos anseios da nossa população, como também responder mais rapidamente a todos os problemas que surjam na nossa Freguesia.
Proximamente iremos apresentar o programa dos Bailes de Carnaval 2010.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Boletim informativo da Freguesia de VRSA

Para além do trabalho de equipa, uma das grandes preocupações deste executivo é partilharmos com toda a população de Vila Real de Santo António as nossas ideias, projectos e iniciativas. Por outro lado gostariamos também de contar com todos para podermos ter uma freguesia melhor e com cada vez menos problemas. Desta forma iremos criar um boletim regular da Freguesia, em formato papel, para todos aqueles que, pelos mais diversos motivos, não têm acesso à informação on-line. Queremos chegar a todos e gostariamos de criar condições para que todos possam dar os seus contributos para fazermos um trabalho mais eficiente e melhor.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

A questão das acessibilidades


A questão das Acessibilidades e Mobilidade já não se circunscreve à adaptabilidade dos espaços e edifícios públicos a pessoas de reduzida mobilidade. Pretende-se "fazer chegar" os serviços, informações e documentação a todos, seja qual for o contragimento ou barreira impeditiva. É nesta óptica que surgiu a ideia de criar o site da Freguesia de Vila Real de Santo António. Procuramos, essencialmente, criar um site acessível a todos; aos utilizadores assíduos e aos menos habituados a navegar na internet. Assim, o site é composto por quatro áreas específicas de interesse, cada uma delas associada a uma cor, de modo a que o utilizador saiba sempre onde está cada funcionalidade e como poderá dirigir-se para determinada área, serviço ou aplicação. Cada página está desenhada de modo a que as aplicações, funcionalidades e destaques estejam bem visíveis e em sectores diferenciados (ver imagem).
Assim, as quatro áreas de aplicação, serviços e informação são:
Junta Interactiva - Procura-se que cada utilizador do site possa interagir e partilhar ideias, opiniões e informação a partir do Forúm e da aplicação Skype. Entre diversos conteúdos a área interactiva vai ter vídeos, fotografias, recepção de reclamações, sugestões, publicação de comunicações, posters, cartazes das actividades, etc.
Serviços on-line - Pretende-se que conheça a constituição das equipas da secretaria, unidade móvel, animação sócio-cultural e gabinete de Psicologia. Assim como, optimizar os serviços através da recepção de currículum vitae em formato digital, acesso/download de documentação (informação sobre atestados, licenças, etc) e minutas de cartas e ofícios.
A Cidade - A nossa intenção é criar foto-roteiros a partir da recepção de fotografias de qualquer utilizador do site que deseje publicar uma fotografia da cidade - edifícios, pessoas, eventos, paísagens e/ou monumentos. De entre estas fotos, serão seleccionada a "Foto do Mês" que terá lugar de destaque no site. O site tem uma área de recepção e publicação de textos - poesia ou prosa - de residentes ou visitantes da cidade, sendo eleito o "Texto do Mês", esta aplicação terá a designação Palavras que vos deixo... A área A Cidade promove a fruição cultural, possibilitando um espaço de exposição e partilha de textos, vídeos, fotos ou desenhos de qualquer utilizador do site.
A Equipa - Procura-se, nesta área, reduzir distâncias e minimizar formalidades. Trabalhamos para a população, com todos e para todos, daí não fazer sentido, que a população não conheça a pessoa por detrás do nome de cada um dos elementos do executivo da Freguesia de Vila Real de Santo António. Pretende-se que a partilha e cooperação sejam próximas e efectivas.Que o utilizador do site, conheça os nossos gostos, ideias e ambições para a cidade. Nesta área, pode inscrever-se na Bolsa de Voluntariado ou nas equipas de trabalho, seja qual for a filiação partidária e/ou idade. Poderá, também, conhecer as equipas de trabalho, os seus elementos, as suas ideias, iniciativas desenvolvidas e projectos futuros, os objectivos traçados e os eventos programados.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Reunião das Equipas de Trabalho



A reunião para definição das equipas de trabalho teve um considerável adesão. Nesta reunião introdutória, pretendia-se defenir objectivos e linhas gerais de actuação. A reunião desenvolveu-se em ambiente informal, com uma interessante troca de opiniões e ideias. A participação dos presentes, testemunha que a ideia das Equipas de Trabalho - com o intuíto de promover a participação de qualquer cidadão no desenvolvimento dos projectos delineados- vem de encontro a uma necessidade da população, e que se prende com a possibilidade de se fazer ouvir, de participar e colaborar, num espírito de compromisso com a cidade.
Na reunião registou-se um conjunto de ideias muito interessantes, o que prova que estas equipas de trabalho vão dar frutos.
Numa segunda fase da reunião, após o debate de ideias, procedeu-se à inscrição dos participantes na(s) equipa(s) de trabalho da sua preferência. Este processo continuará em aberto, sendo que qualquer cidadão poderá inscrever-se em qualquer altura.
Fica aqui registado um sincero agradecimento do Executivo da Freguesia pela presença e participação, mas sobretudo, pelo entusiasmo e empenho que todos os presentes demonstraram durante a reunião.
Muito obrigado!

Equipas de Trabalho

Na sequência das intenções que deram corpo ao projecto desta equipa da freguesia de Vila Real de Santo António, durante o período de campanha, realiza-se no dia 19 de Janeiro, no edifício da Freguesia, uma reunião para a definição das equipas de trabalho.
Essencialmente pretende-se oscultar ideias, intenções e projectos, de modo a criar grupos com motivações convergentes.
Procurar-se-á a criação de cinco equipas de trabalho. A freguesia está totalmente aberta à participação de qualquer cidadão - independentemente da idade e filiação partidária - que revele interesse e espírito de iniciativa e criatividade.
Equipas de trabalho:

1- Junta JOVEM:

-Promover a Semana da Juventude, com concertos, exposições, actividades lúdicas, competições desportivas, oficinas, tertúlias, workshpos, acções de sensibilização e formação e ateliês. Criando uma plataforma de cooperação e parceria com as Escolas, Câmara Municipal e Associações juvenis.


- Criar um plano de nutrição sob coordenação da Drª Ana Brás, inserido nos programas das férias em Movimento.

2- Junta SÉNIOR:

- Recuperar a tradição dos bailes tradicionais de modo a sublinhar festividades ou datas emblemáticas.

- promover visitas culturais e actividades lúdicas.

- Criar um Grupo de Teatro Sénior.

3- Junta e CULTURA:

- Criar o evento "Noites de Cultura", que procura fomentar espaços informais de discussão e partilha de ideias, de experiência e idiossincrasias, As Noites de Cultura têm como objectivo a promoção do convívio entre tertulianos, a participação em eventos promovidos pelo grupo de participantes e o debate sobre sociedade, educação, cidadania, cinema, música, arte, etc.

4- JUNTOS (Grupo da Inclusão):

- Fortalecer a presença na Comissão Alargada da CPCJ de Vila Real de Santo António.

- Criar uma Bolsa de Voluntário que procurará sobretudo a versatilidade de competências.

- Promover uma maior e mais profícua colaboração com as Instituições de Solidariedade Social.

5- JUNTA-TE (Grupo da Informação e Divulgação):

- Criar, gerir e manter o site, blogue* e Forúm da Freguesia de Vila Real de Santo António.

- Criar a Mascote e Logótipo da Freguesia de Vila Real de Santo António*

- Promover e divulgar as iniciativas desenvolvidas pelas equipas de trabalho, assim como toda a actividade da freguesia de Vila Real de Santo António.

Nota: As iniciativas assinaladas com (*) estão concluídas. O Blogue, Logótipo e Mascote(s) já foram criados.

Abertura do Blogue

O blogue da Freguesia de Vila Real de Santo António é uma plataforma de partilha e interactividade direccionada para todos os munícipes e visitantes da nossa Freguesia.
A Freguesia de Vila Real de Santo António procura criar canais de interacção, participação cívica e cooperação.
Na sequência do que tem sido um esforço, por parte da Freguesia, para criar instrumentos que minimizem os processos burocráticos, sempre indesejáveis, e que perimitam uma maior instantaniedade e proximidade entre freguesia e população.
O blogue junta-se ao site como veículo de informação e divulgação e sublinha a intenção de chegar a si de forma efectiva.